apresenta:

Um celular na mão e uma ideia no coração

Escolas públicas do DF ganham oficinas de audiovisual

Projeto ‘Vamos ao Cinema’ contempla alunos do ensino médio de São Sebastião, Gama, Paranoá e Santa Maria, além de uma escola de Teresina (PI). Filmes feitos com celular passam por votação e serão exibidos em canal na internet. Estudantes usam celular para gravar curta-metragem durante projeto ‘Vamos ao Cinema’

Projeto Vamos ao Cinema/ Divulgação

Começa, nesta terça-feira (22), um projeto que leva oficinas de audiovisual para escolas públicas de regiões com alta vulnerabilidade social no Distrito Federal e no Piauí. No DF, o “Vamos ao Cinema” contempla, no primeiro semestre de 2022, alunos do ensino médio de São Sebastião, do Gama, do Paranoá e de Santa Maria.

A iniciativa está alinhada à grade curricular do novo ensino médio, que oferece perspectivas de profissões para os adolescentes. O objetivo é que, a partir da capacitação, os estudantes gravem seus roteiros usando o telefone celular. Depois, os curtas-metragens produzidos passam por votação popular e ficam disponíveis no site do projeto e em um canal no YouTube.

Segundo a coordenadora do “Vamos ao Cinema”, a ideia é unir o conhecimento da linguagem cinematográfica à prática social consciente e, para isso, usar ferramentas comuns no dia a dia dos alunos, como os celulares.

“A ideia é mostrar que os estudantes das escolas públicas podem se apropriar de seus direitos de cidadãos e ganhar voz por meio do audiovisual”, diz Valéria Marcondes.

Além das oficinas de produção audiovisual, o trabalho envolve ainda capacitação para elaboração de projetos culturais, de introdução ao designer para redes sociais e de introdução ao jornalismo cultural.

Escola 2030

Estudante grava imagens para curta-metragem durante execução do projeto ‘Vamos ao Cinema’

Projeto Vamos ao Cinema/ Divulgação

Na edição deste ano, o “Vamos ao Cinema” vai trabalhar ainda com uma oficina de introdução à Agenda 2030 da ONU. Os estudantes vão conhecer os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O audiovisual é uma ferramenta abrangente e a profissionalização atende ao ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico”, aponta o Embaixador da Juventude do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que vai coordenar as oficinas sobre o tema.

“Usar o audiovisual com o poder transformador da Agenda 2030 potencializa a conexão com os objetivos”, diz Maurício Peixoto.

O que é a agenda 2030

Fux discursa em evento da ONU sobre a chamada Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável

A Agenda 2030 surgiu em setembro de 2015, quando 193 países membros da ONU se reuniram em Nova Iorque, para criar um plano de ação global a fim de promover o desenvolvimento sustentável para os 15 anos seguintes. Neste encontro foram criados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como ODS:

Erradicação da pobreza;

Fome zero e agricultura sustentável;

Saúde e bem-estar;

Educação de qualidade;

Igualdade de gênero;

Água potável e saneamento;

Energia acessível e limpa;

Trabalho decente e crescimento econômico;

Indústria, inovação e infraestrutura;

Redução das desigualdades;

Cidades e comunidades sustentáveis;

Consumo e produção responsáveis;

Ação contra a mudança global do clima;

Vida na água;

Vida terrestre;

Paz, justiça e instituições eficazes;

Parcerias e meios de implementação.

O “Vamos ao Cinema 2022” tem patrocínio da Oi, pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do DF, e apoio do Instituto Oi Futuro.

Projeto Vamos ao Cinema

Quando: oficinas a partir de 22 de março de 2022

Onde: escolas do Paranoá, São Sebastião, Santa Maria, Gama, Sistema Socioeducativo semiaberto (DF) e Teresina (PI)

Informações: pelo site do projeto

Leia outras notícias da região no g1 DF.

Fonte: G1

Repost da matéria publicada no BSB Notícias.

Um celular na mão e uma ideia no coração

Redes Sociais

Este site faz uso de cookies. Settings Aceitar